O Lanço da Cruz é uma prática secular que ocorre no troço final do rio Minho e atualmente é celebrada apenas entre as freguesias de Sobrada (Tomiño) e Cristelo Côvo (Valença).
Trata-se de uma manifestação singular da cultura transfronteiriça, tradicionalmente celebrada na Segunda-feira de Páscoa, que reúne milhares de participantes de ambas as margens do rio Minho. É uma peregrinação que integra antigos rituais pagãos ligados às suas águas com expressões da fé cristã.
Pescadores e sacerdotes de ambas as margens realizam uma troca simbólica que perdura há séculos. No meio do rio, reúnem-se em barcos para se benzerem a si e às suas redes, e para rezarem por uma boa época de pesca. A cerimónia termina com os pescadores a oferecerem uma lampreia aos sacerdotes.
O Santuário da Senhora da Cabeça, o parque de merendas do Cais de Sobrado e o rio Minho são os palcos desta autêntica romaria galaico-minhota. Além disso, do lado português, está oficialmente inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, sob a tutela da Direção-Geral do Património Cultural.
